coronavirus curitiba

A pandemia do novo coronavírus, que causa a covid-19, já provocou milhares de mortes ao redor do mundo (especialmente na China e na Europa). Em nosso país, o vírus tem circulado entre a população e os casos de transmissão comunitária (quando a origem da contaminação não é confirmada) têm aumentado diariamente. 

De acordo com o Ministério da saúde, há uma série de cuidados básicos para conter o vírus. Caso essas medidas não sejam adotadas, o número de infectados pode aumentar muito em questão de poucas semanas. 

Ainda que a doença apresente perigo eminente apenas para o grupo de risco (idosos, diabéticos, doentes cardíacos), o avanço da doença pode gerar um colapso no sistema de saúde, que não terá estrutura para atender a todos de maneira adequada.

Nesse contexto que tem trazido insegurança para muitas pessoas, preparamos um mini-manual com dicas e cuidados básicos para evitar a contaminação e transmissão do coronavírus. São medidas simples e efetivas que, se adotadas em uma escala global, têm potencial real para diminuir consideravelmente os avanços dessa pandemia.

O que é o novo coronavírus? 

Coronavírus é o nome dado a uma família de vírus que possuem formato de coroa. Eles são os causadores de infecções respiratórias e algumas outras doenças. 

O chamado “novo coronavírus” começou a circular na China, no fim do ano passado. Ganhou então o nome de SARS-CoV-2, uma sigla em inglês que, em tradução livre, significa “síndrome respiratória severa aguda coronavírus 2”.

No fim de 2019, a doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de Covid-19, e a primeira morte registrada pela doença foi no dia 9 de janeiro de 2020.

Por que o coronavírus é preocupante? 

A principal razão para a preocupação atual em relação ao coronavírus é a facilidade com a qual ele é transmitido. A transmissão acontece pelo contato com o vírus, que é transportado pela saliva expelida pela fala, tosse ou espirro do indivíduo infectado. Como vivemos em um mundo globalizado e em constante contato com muitas pessoas, não demorou para que o vírus chegasse ao Brasil. 

Ainda que o vírus não seja considerado de grande periculosidade (uma pesquisa feita com 44 mil pessoas apontou que 80% dos casos são considerados leves), a preocupação é que o cenário possa realmente causar uma crise de saúde mundial. 

Com um número excedente de pessoas infectadas, os hospitais não terão estrutura para atender a todas as pessoas (seja por causa da doença Covid-19 ou por outras situações que requerem atendimento hospitalar). 

Quais são os cuidados básicos? 

Em um contexto que tem gerado medo e desconfiança, os profissionais da saúde alertam: o melhor remédio contra o coronavírus é a prevenção. Confira que cuidados devem ser incluídos na rotina: 

Lavar as mãos: a lavagem frequente das mãos deve acontecer com água e sabão, por pelo menos 20 segundos. Faça isso várias vezes ao dia, principalmente se você tiver contato frequente com outras pessoas. 

Evitar tocar o rosto: mãos não lavadas encostando na boca, olhos e nariz pode ser perigoso. Essas são as portas de entradas principais do coronavírus. 

Cobrir o rosto ao espirrar e tossir: utilize o cotovelo ou um lenço. Caso utilize papel, jogue fora imediatamente. Isso garante que, na possibilidade de você estar com o vírus, as chances de passar para outra pessoa diminuam. 

Álcool gel: caso não tenha água e sabão disponíveis, o álcool em gel 70% mata o vírus e outras possíveis bactérias. 

Evitar contato físico: deve-se evitar abraçar, beijar, apertar a mão de outras pessoas. 

Não sair de casa: precisamos mais do que nunca respeitar essa quarentena que nos tem sido pedida, para não atingirmos patamares de países como Itália e Espanha.

Medidas para adotar em casa 

A Organização Mundial da Saúde recomendou que as pessoas fiquem em casa o máximo possível. Se houver possibilidade fazer home-office, melhor ainda. Esse período de isolamento social deve ser levado extremamente a sério, e não ser encarado como férias ou um feriado prolongado. 

Além dos cuidado s básicos listados acima, as medidas preventivas que todos os membros da família também devem tomar são: 

Evitar aglomerações: não frequentar bares, baladas, cinemas, igrejas e outros locais com grandes grupos de pessoas.  

Reforçar higiene: limpar a casa com mais frequência. Produtos como água sanitária e cloro são bons aliados para desinfetar os ambientes. 

Ambiente sempre arejado: abra todas as janelas, portas e cortinas, para que o ar possa circular mais livremente, evitando uma possível permanência do vírus. 

Objetos de uso pessoal: não compartilhar copos, talheres, roupas, toalhas e demais objetos de uso individual. Higienizar e lavar esse itens com maior frequência. 

Neste momento, devemos fazer tudo o que estiver em nosso alcance para evitar a progressão dessa pandemia. Ajude a propagar a informação: envie esse e outros artigos informativos para o máximo de pessoas que conseguir. Todo cuidado é pouco! #ficaemcasa

O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente. Até a próxima!