Curitiba é reconhecida como uma das cidades mais ecológicas e sustentáveis do Brasil, devido às suas iniciativas voltadas para a preservação do meio ambiente. Mas, além disso, destaca-se como um sólido polo educacional, abrigando diversas instituições de ensino renomadas, como a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Universidade Positivo.

Para os estudantes que buscam por um local para viver e estudar, Curitiba é, sem dúvida, uma excelente opção! A cidade combina entretenimento, cultura e lazer, oferecendo belezas naturais e uma infraestrutura de transporte conveniente, tornando-a ideal para o público mais jovem.

Conquistar a aprovação no vestibular é o marco inicial de uma fase muito importante na vida dos estudantes. Planejar a mudança de cidade para estudar é um passo essencial, assegurando que todo o processo ocorra com segurança e proporcionando tranquilidade à família na tomada dessa decisão. A escolha do bairro ideal em Curitiba é um elemento fundamental desse planejamento.

A seleção do bairro adequado impacta diretamente no dia a dia do estudante, como no deslocamento para as principais universidades, ao mesmo tempo em que oferece proximidade com as opções de lazer que Curitiba oferece, como parques, praças, bosques, museus e shoppings.

Neste contexto, vamos explorar juntos os benefícios de morar em Curitiba e também destacar alguns dos melhores bairros para estudar e viver na capital paranaense. Vamos lá?

Benefícios de morar em Curitiba

Áreas Verdes e Lazer:

Curitiba é modelo em área verde, com 60m² de verde por habitante, segundo site da Prefeitura Municipal de Curitiba. Para se ter noção, a capital possui cinco vezes mais área verde por habitante do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como mínimo, que é de 12m². Incrível, não é mesmo?

Há opções de parques, bosques, praças e jardins espalhados pela cidade, compreendendo boa parte da área urbana da capital. Entre os mais conhecidos estão Parque Barigui, Jardim Botânico, Parque Tanguá, Bosque do Alemão, Praça do Japão, Jardim das Sensações, Passeio Público, Parque São Lourenço, e muitos outros.

Visão aérea do Parque Barigui, em Curitiba - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Transporte Público:

Curitiba é referência em transporte público, conhecido pelas estações-tubo em ruas exclusivas para ônibus, chamadas de canaletas, permitindo locomoção por diferentes bairros por meio de terminais que integram outras linhas de transporte.

É possível ir de um lado da cidade a outro usando transporte público, o que é um ponto muito positivo para estudantes que pretendem morar em Curitiba.

Cultura e História:

Curitiba oferece atrações culturais diversas, para todos os gostos e interesses, como o Museu Oscar Niemeyer (MON), Museu do Holocausto, Museu da Arte Indígena, Memorial da Imigração Polonesa, Museu do Expedicionário, entre outros.

Ainda há teatros e casas de show espalhados pela cidade, sendo que entre os principais estão o Teatro Guaíra, a Ópera de Arame, o Teatro Positivo e a lendária Pedreira Paulo Leminski.

Gastronomia:

A diversidade gastronômica é um destaque, influenciada pela imigração de diversas etnias ao longo do tempo. Restaurantes espalhados pelos bairros de Curitiba refletem as influências portuguesa, polonesa, alemã, ucraniana e italiana, sendo Santa Felicidade uma referência na gastronomia da Itália com pratos como polenta frita, frango frito e massas.

Feiras gastronômicas de rua também são comuns em diferentes bairros, exibindo a riqueza da gastronomia local, além da cidade possuir restaurantes e chefs premiados. 

Os melhores bairros para morar em Curitiba e estudar

Ecoville

O Ecoville é um bairro de Curitiba que se destaca como um símbolo da harmonia entre modernidade e preservação ambiental. Ao longo dos anos, esse local passou por uma transformação significativa, evoluindo de uma área afastada da cidade para um refúgio contemporâneo de bem-estar.

A história do Ecoville remonta à criação da Zona Nova de Curitiba em 1994, situada no bairro Mossunguê, conhecido carinhosamente como Ecoville. Este projeto representava a visão de uma Nova Curitiba, um bairro-modelo dotado de todas as infraestruturas necessárias para proporcionar uma qualidade de vida excepcional.

O Ecoville é reconhecido como um dos bairros mais procurados de Curitiba, oferecendo diferentes tipos de imóveis e com constantes lançamentos de novos empreendimentos para todos os tipos de necessidade. Sua reputação é fundamentada na combinação de arquitetura moderna, áreas verdes preservadas e uma infraestrutura que atende às necessidades cotidianas dos moradores.

Localizadas no Ecoville ou em regiões muito próximas estão algumas instituições de ensino e universidades, como a Universidade Positivo Ecoville e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Sede Ecoville. também próximo ao ecoville está o bairro campo comprido, outra ótima opção para estudantes na cidade. 

Apartamento semimobiliado perto da Positivo em condomínio completo

O Ecoville possui diversos imóveis para morar ou investir. Confira a seleção de imóveis do Ecoville no site da Axis 21.

Batel

O Bairro Batel é uma verdadeira joia que encanta moradores e visitantes. Inicialmente desenvolvido como um bairro residencial, o Batel transformou-se ao longo dos anos em um centro pulsante da cidade, conhecido por sua população diversa e uma economia próspera.

O Batel se destaca como o segundo centro de Curitiba, sendo reconhecido pela sofisticação e oferecendo uma atmosfera badalada e cosmopolita. Com uma variedade de opções de entretenimento, comércio e gastronomia, como o Shopping Pátio Batel, o bairro se destaca como o mais cobiçado da capital paranaense.

Um dos marcos históricos mais distintivos do Batel é o Castelo do Batel, criado em 1924 e atualmente transformado em um centro de eventos. A arquitetura única contribui para a atmosfera encantadora do bairro. Além disso, a região é palco de diversas opções de imóveis, desde residências sofisticadas até apartamentos modernos.

Ao explorar o Batel, é possível entender por que esse bairro é tão procurado, proporcionando uma experiência única no coração da cidade.

Devido à facilidade de locomoção para diferentes regiões de Curitiba que o Batel oferece, é possível morar no bairro e estudar em diversas instituições de ensino, como a FAE Business School e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), localizadas em regiões mais centrais, ou então Universidade Positivo e outra sede da UTFPR, ambas na área do Ecoville. É possível chegar em diferentes bairros da cidade em poucos minutos de carro ou transporte público. Outros bairros próximos ao Batel também oferecem ótima infraestrutura e comodidade, incluindo Água Verde, Rebouças e Centro.

Apartamento decorado e mobiliado, em condomínio clube

Confira uma seleção de imóveis para morar no Batel, em Curitiba, no site da Axis 21.

Bigorrilho

O bairro Bigorrilho, localizado em Curitiba, é uma região que se destaca pela sua atmosfera tranquila e pela proximidade com importantes pontos da cidade. Uma das vias emblemáticas desse bairro é a Rua Padre Anchieta, conhecida por sua arborização e urbanização planejada, oferecendo aos moradores e visitantes uma experiência agradável de caminhar pelas suas alamedas e diferentes opções de comércio e comodidade. 

Além disso, o Bigorrilho é privilegiado por abrigar uma joia natural, o Parque Barigui, que se estende por suas proximidades. O Parque Barigui é um dos maiores e mais conhecidos espaços verdes da cidade, proporcionando não apenas uma área de lazer ao ar livre, mas também sendo um local propício para atividades esportivas, caminhadas e momentos de relaxamento.

Nas redondezas também estão algumas instituições de ensino, como a Universidade Tuiuti do Paraná, a Universidade Positivo Ecoville e a Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, reconhecida pelo curso de Medicina. Bairros vizinhos como Campina do Siqueira e Seminário também oferecem boa estrutura para estudantes.

Cobertura duplex com decoração moderna e super sofisticada

Confira em nosso site os melhores imóveis para morar no bairro Bigorrilho, em Curitiba.

Rebouças

O bairro Rebouças é uma localidade com uma rica história e diversidade de atrativos. Nomeado em homenagem aos engenheiros Antônio Pereira Rebouças Filho e André Rebouças, o bairro se destaca por sua localização central.

Reconhecido como a primeira cidade industrial de Curitiba, o Rebouças teve seu desenvolvimento impulsionado pela Estação Ferroviária e pelas indústrias que se estabeleceram em seu entorno no final do século XIX. Hoje, mantém uma atmosfera vibrante e oferece uma variedade de opções de lazer, cultura, gastronomia e compras, como os Shoppings Curitiba e Estação.

A região central do Rebouças proporciona fácil acesso a diferentes áreas da cidade, tornando-o uma escolha estratégica para moradia e estudo. Morando no bairro Rebouças é possível estudar em ótimas instituições de ensino, como a FAE Business School, a Universidade Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Faculdade Pequeno Príncipe, que vem ganhando reconhecimento em cursos de Medicina.

Muito perto do Rebouças estão também bairros como Água Verde e Centro. No Centro é frequente vermos lançamentos de novos empreendimentos com perfil de estudantes, sendo ideais para moradia ou investimento.

Apartamento à venda no Rebouças, viva além das expectativas.

Confira no site da Axis 21 Imóveis quais são esses empreendimentos novos no Centro de Curitiba.

Jardim Botânico

O bairro Jardim Botânico é conhecido por abrigar um dos ícones mais famosos da cidade: o Jardim Botânico de Curitiba. Este bairro oferece uma combinação única de beleza natural, cultura e educação ambiental.

O Jardim Botânico de Curitiba é um dos principais pontos turísticos da cidade, reconhecido por sua estufa em estilo art-nouveau, inspirada no Palácio de Cristal de Londres. Além da estufa, o jardim possui vastos gramados, trilhas arborizadas e belos jardins temáticos. Este espaço não apenas proporciona uma experiência visual encantadora, mas também serve como um centro de pesquisa e educação ambiental, oferecendo atividades educativas para visitantes de todas as idades.

O bairro Jardim Botânico, além de ser o lar desse magnífico jardim, também possui uma atmosfera agradável, com ruas arborizadas e uma comunidade engajada. Sua localização estratégica permite fácil acesso a outras áreas da cidade, tornando-o uma escolha atrativa para residência. Morando no Jardim Botânico é possível estudar em instituições de ensino como a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Universidade Federal do Paraná - Sede Jardim Botânico.

Confira no site da Axis 21 Imóveis os imóveis para morar no Jardim Botânico, em Curitiba.

 Apartamento compacto, com a sacada e vista para a cidade, um verdadeiro charme!

Confira no site da Axis 21 Imóveis os imóveis para morar no Centro, em Curitiba.

Como escolher o melhor bairro para morar e estudar em Curitiba?

Escolher o melhor bairro para morar e estudar em Curitiba é uma decisão crucial, e a Axis 21 Imóveis está aqui para tornar essa escolha mais fácil e agradável. Com uma seleção incrível de imóveis nos melhores bairros para estudantes da cidade, oferecemos opções que atendem às necessidades específicas de quem busca uma vida equilibrada entre estudo e moradia. Em nosso portfólio, você encontrará lançamentos e imóveis prontos, cuidadosamente escolhidos para proporcionar conforto e praticidade.

Convidamos você a explorar todas as opções disponíveis em nosso site e descobrir as maravilhas de cada bairro. Nossos consultores imobiliários estão prontos para agendar visitas e fornecer todos os detalhes necessários para tomar uma decisão informada e confiante.

Na Axis 21 Imóveis, acreditamos que encontrar o lar perfeito em Curitiba é mais do que uma transação imobiliária; é a busca pelo equilíbrio ideal entre morar, estudar e viver na cidade que você escolheu chamar de lar. Confie em nós para fazer dessa jornada uma experiência memorável.