reforma e restauração imóvel diferenças

Alterações na estrutura do imóvel devem, antes de tudo, passar por uma etapa de planejamento. É imprescindível, também, que alguns conceitos sejam esclarecidos para que os profissionais mais adequados ao serviço sejam contratados. 

Há, por exemplo, a distinção entre reforma e restauração de um imóvel. Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer estes dois termos. Ainda que possam parecer sinônimos, existem algumas especificidades que impactam diretamente no resultado final do seu imóvel. Confira! 

O que significa reformar um imóvel? 

restaurar imóvel

O termo reforma certamente é ouvido com mais frequência do que a restauração. Quando você deseja realizar alterações estruturais em sua casa ou apartamento, isso significa reformar. Estamos falando sobre retirar paredes, alterar a fachada, criar novos cômodos, tudo que altere de maneira significativa a aparência do imóvel. 

Neste caso, não é necessário que se tenha cuidado ou que se apliquem técnicas de manutenção da originalidade do projeto inicial, uma vez que a ideia é justamente mudar o aspecto físico do imóvel. 

Apesar disso, é importante ressaltar que uma reforma precisa ser cuidadosa. Justamente por alterar o projeto inicial, é necessário que a reforma seja planejada de modo que a casa ou apartamento, após a reforma, continue a ser tecnicamente seguro em sua estrutura. 

O que é a restauração de um imóvel? 

reforma de imóveis curitiba

Restaurar significa, de maneira geral, recuperar ou reparar algo que sofreu desgaste ao longo do tempo. Quando estamos falando de um imóvel, restaurar pressupõe que o resultado deva respeitar ao máximo a originalidade do projeto inicial. 

Um restaurador deve realizar apenas alterações que garantam o bom funcionamento do imóvel, mas a estrutura deve ser mantida ao máximo como costumava ser quando a primeira construção foi finalizada. 

Comumente, a restauração se aplica mais a imóveis que possuem um cunho histórico ou cultural atrelado a ele. Casas ou prédios que apresentam um estilo de época (como a arquitetura do século XVIII, por exemplo) costumam ser objetos de estudo histórico, antropológico ou sociológico. Por isso, restaurar ao invés de reformar é solicitado pelo poder público constando até mesmo na legislação. 

Nestes imóveis, as restaurações mais comuns são da parte elétrica e hidráulica. Alguns assoalhos podem ser retirados e novamente colocados, a fachada é mantida o mais fidedigno possível da original, e as cores também são reproduzidas ou preservadas. 

É necessário verificar, antes de alterar seu imóvel, se seu caso irá se tratar de uma reforma ou uma manutenção. Isso pode evitar algumas dores de cabeça no futuro. Por isso, não deixe de ter certeza. 

O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!