Você já deve ter se perguntado sobre a diferença entre sacada, varanda e terraço em algum momento, seja ao pesquisar a compra de um novo imóvel ou por mera curiosidade. A verdade é que eles realmente possuem características semelhantes e podem causar certa confusão.

Pensando nisso, hoje vamos explicar de forma clara e objetiva quais são os aspectos que diferenciam esses espaços em uma propriedade, para ajudá-lo a compreender e tomar uma decisão informada ao avaliar um imóvel. Vamos lá?

O que é uma sacada?

A sacada é um espaço externo de um apartamento, que se projeta para fora da estrutura do edifício. Ela literalmente "salta" do prédio, sobrado ou triplex, e essa é sua característica principal. Portanto, não chamamos de sacada os espaços em propriedades no térreo, como casas e apartamentos garden, apenas quando há mais de um nível no imóvel.

As sacadas podem oferecer ótimos momentos de lazer e relaxamento, permitindo que você aprecie a vista da sua propriedade como se estivesse em um camarote ou reúna a família em torno de um agradável churrasco. Elas são ambientes versáteis e são extremamente comuns em imóveis com mais de um andar, como apartamentos, sobrados e triplex. Geralmente, quartos e salas estão conectados às sacadas, proporcionando a eles amplitude, iluminação natural e ambientes mais frescos e arejados.

O que é varanda?

Quando pensamos em varandas, é muito comum confundi-las com as sacadas, até mesmo porque esse tipo de ambiente tem se popularizado mais nos últimos anos. No entanto, o grande diferencial da varanda é que ela pode ser considerada uma verdadeira extensão de casas e apartamentos, ou seja, sua estrutura não é projetada para "saltar" do restante do edifício ou sobrado. É um espaço amplo, geralmente fechado por grandes janelas de vidro, ou parcialmente descoberto, que proporcionam amplitude, ventilação e muita iluminação natural.

As varandas são versáteis e frequentemente associadas a áreas de lazer e áreas verdes, incluindo cozinhas gourmet, churrasqueiras ou até mesmo jardins de inverno. Por serem, em muitos casos, a extensão de ambientes sociais integrados, como a sala de jantar e estar, podem, por vezes, seguir uma decoração nos mesmos tons e estilo, criando a sensação de continuidade.

A tendência das varandas tem ganhado espaço no mercado imobiliário, visando proporcionar um ambiente multifuncional e amplo para quem opta por apartamentos, seguindo a onda de verticalização urbana.

E por último, mas igualmente importante: o que é terraço?

O terraço talvez seja o mais distinto dos três ambientes, já que sacadas e varandas têm características bastante similares.

Os terraços são espaços localizados nas áreas mais altas de prédios ou casas, projetados para receber diretamente a luz solar e a exposição ao clima. Por isso costumam contar com coberturas móveis ou fixas, parciais ou inteiras, para proteção, conforto e um uso mais amplo do espaço, independentemente do clima, seja chuva ou sol.

Em alguns casos, o terraço pode ser equipado com diversos atributos de lazer, como churrasqueira, cozinha gourmet, jardins, ofurôs, jacuzzis externas e outros. Este é de fato um espaço que pode ser adaptado de acordo com suas preferências, sendo como um quintal no último andar do ambiente. Até pensando nisso, os terraços são uma ótima solução para terrenos que não são tão amplos horizontalmente.

É bastante comum que edifícios e condomínios ofereçam terraços como espaços comuns, onde os moradores podem desfrutar coletivamente. Em alguns casos, eles contam até com piscina ou são uma extensão de um salão de festas, por exemplo. Mas, com certeza, são garantia de bons momentos de lazer e diversão.

Qual é o melhor dos três: sacadas, varandas ou terraços?

Realmente não há como responder qual é o melhor de todos, pois cada pessoa tem suas preferências e particularidades. Você pode se beneficiar imensamente de qualquer um deles, seja uma sacada, uma varanda ou um terraço. A escolha entre um imóvel que possui um dos três ambientes, seja como espaço particular ou área comum (no caso de terraços), dependerá do seu estilo de vida, da região em que pretende morar, do investimento que deseja fazer e dos fatores que são essenciais para você adquirir sua propriedade. No entanto, temos certeza de que, ao entender as diferenças e características principais de cada um desses espaços, ficará mais fácil avaliar os fatores e tomar a melhor decisão.

A Axis 21 Imóveis conta com uma equipe de consultores imobiliários que atua no mercado há anos e certamente poderá auxiliá-lo nesse processo de escolha, fornecendo detalhes sobre diversas propriedades que se adequam ao seu perfil. Somos especialistas em imóveis, e é por isso que afirmamos: a opção ideal para você está aqui!