Um apartamento compacto e com poucas divisórias, mas com espaço suficiente para morar de maneira confortável. É dessa premissa que surgiu o apartamento conhecido como studio. Esse tipo de imóvel costuma possuir ambientes bem integrados, como sala e cozinha. As divisórias costumam ser para os quartos e o banheiro. 

Além dessas características, os apartamentos studio possuem outros diferenciais que os têm tornado cada vez mais popular em nosso país. Se você deseja conhecer mais sobre esse tipo de imóvel, além de descobrir se ele combina com você, confira! 

Apartamento studio: principais características 

Conforme apontamos anteriormente, a característica mais forte do studio está na integração. Esse tipo de imóvel possui poucas divisórias (geralmente para banheiro e quarto) e o restante do espaço é utilizado de acordo com a necessidade ou estilo de vida do morador. 

Outro fator que categoriza um apartamento como studio é o tamanho. De modo geral, o espaço varia entre 30 e 40 metros quadrados, e alguns podem até mesmo contar com uma varanda de tamanho reduzido. 

Estes apartamentos se destacam pela praticidade e funcionalidade. Por isso, esse tipo de imóvel costuma ser indicado para solteiros, recém-casados ou pessoas que passam pouco tempo em casa. 

Por combinar com quem tem um dia-a-dia mais fora de casa, esses apartamentos geralmente são construídos em regiões centrais e de grande fluxo comercial e/ou corporativo da cidade, ficando próximo de lojas e empresas. 

Uma vez que o espaço é mais compacto, esses apartamentos geralmente contam com condomínios que oferecem diversos serviços. Alguns exemplos são academias, lavanderias, salas de reunião e espaços gourmet. 

Vantagens de um apartamento studio 

Morar em um imóvel de tamanho reduzido pode, na verdade, oferecer algumas vantagens interessantes para quem aprecia esse conceito relativamente novo de moradia. Alguns exemplos são:

Praticidade

Como dito anteriormente, os studios costumam estar próximos de empresas e lojas, o que é uma ótima vantagem para quem estuda ou trabalha nestes locais. Também costuma ser mais barato se locomover para shoppings, faculdades, supermercados, entre outros. Além disso, o tamanho reduzido também costuma ser uma vantagem do ponto de vista de limpeza e manutenção. 

Preço acessível 

Um fator decisivo na hora de decidir o valor de venda ou aluguel é o estabelecimento do metro quadrado na região. Como o apartamento studio possui um tamanho mais compacto, é possível comprar ou alugar por valores consideravelmente mais reduzidos, se comparados aos apartamentos convencionais. 

Modernidade 

Esse tipo de apartamento está em alta, e há diversas opções de decoração para dar um ar ainda mais moderno e personalizado para o imóvel. Além disso, esse tipo de imóvel está cada vez mais em alta, tornando-o um investimento que pode vir a ser rentável futuramente. 

E aí, o que achou desse tipo de apartamento? Conta pra gente utilizando os comentários. O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!