Termos como "taxas" e "juros" ainda possuem um estigma muito negativo. Isso acontece porque, para a maioria dos brasileiros, uma preocupação mais aprofundada com finanças vem apenas em uma época tardia. Entretanto, esses conceitos não devem ser encarados como vilões. Na verdade, eles podem ser aliados e fazer a diferença ao se realizar um investimento a longo prazo.
No Brasil, o controle de juros se dá por meio da Taxa Selic - Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Sua influência pode ser percebida no crédito, câmbio, setor produtivo e também na inflação.
O mercado imobiliário também é impactado pelas variações na Selic. Para saber o que é e como essa taxa pode influenciar na compra do seu imóvel, continue a leitura.
O que é?
Resumidamente, a Selic pode ser definida como a taxa básica de juros. Trata-se de um índice que norteia todas as taxas cobradas por bancos brasileiros.
As variações na taxa acontecem a partir de reuniões da Copom (Comitê de Política Monetária), que ocorrem algumas vezes ao ano. A depender da situação econômica do país (por exemplo, a inflação), a taxa básica pode subir ou descer, o que terá influência direta na produção, consumo e aquecimento da economia nacional.
No final de julho, a taxa Selic foi reduzida para o menor patamar histórico, passando de 6,5% para 6,0% ao ano. Essa notícia é animadora para diversos setores, incluindo o imobiliário. Por isso, talvez esse seja o momento de investir em imóveis!
Confira também como valorizar seu imóvel para vender mais rapidamente!
Qual a influência da baixa na Selic ao comprar meu imóvel?
As variações da Selic acabam por influenciar alguns fatores relativos à compra e venda de imóveis. Quando há aumento da taxa, haverá um provável reajuste no valor dos financiamentos, o que pode desacelerar o mercado por algum tempo.
Por outro lado, em uma redução, como a ocorrida no final do mês passado, as taxas de financiamento também caem, o que acarreta em uma maior procura de imóveis.
Então, fique atento! Caso você esteja em busca de uma oportunidade para comprar seu imóvel, pode ser o momento de aproveitar a queda da taxa Selic e finalmente realizar esse investimento!
E aí, o que achou? O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com diversas novidades. Até a próxima!