Ter um lar bonito e cheio de personalidade é desejo de todo proprietário. Afinal de contas, a disposição harmônica de móveis e outros itens decorativos trazem uma atmosfera renovada e estilosa aos cômodos.

Mas além de mobília e itens de decorativos convencionais, um tipo de objeto que pode trazer ainda mais sofisticação e personalidade para uma casa são obras de arte. Elas revelam, acima de tudo, o estilo e as referências culturais do dono da casa.

Entretanto, para combinar com a decoração do restante do ambiente, é imprescindível que as obras de arte escolhidas estejam dispostas seguindo sempre sensibilidade e bom gosto.

A seguir, preparamos dicas de como fazer para incorporar a arte na decoração da sua casa de maneira adequada. Confira!

A altura ideal 

decoração da casa quadro

Ao adquirir uma obra de arte (como um quadro, por exemplo) para sua casa, um dos objetivos é que ela seja vista e admirada por amigos e convidados.

Por isso, o ideal é que a peça seja pendurada em uma altura adequada. A altura perfeita é algo entre 1,60m e 1,80m, impedindo que uma pessoa de altura média tenha que esticar ou baixar muito o pescoço para poder apreciar o quadro. O segredo é estar sempre, na medida do possível, à altura dos olhos!

Menos é mais

decoração da casa pintura

O que mais chama atenção em uma obra de arte é sua originalidade. Tonalidades, nuances e detalhes que a tornam única e especial. Por isso, não é ideal misturar peças diferentes entre si em um mesmo ambiente. 

Agrupamentos de quadros ou vasos são bem vindos em caso de peças que tenham uma relação entre si. É o caso de itens que tenham o mesmo estilo ou sejam do mesmo autor, por exemplo. Caso contrário, é provável que a junção de peças destoantes deixe o ambiente poluído em vez de harmônico. 

Confira também: as principais tendências de decoração para 2020!

Cuidados e manutenção

manutenção obras de arte

Ao adquirir uma obra de arte para a decoração da casa, é importante estar ciente de que esse tipo de artigo exige cuidados específicos, diferentemente de itens de decoração mais comuns. Muitas vezes, a limpeza e manutenção desses trabalhos precisam ser feitos de maneira minuciosa, ou ainda necessitar da assistência de profissionais especializados.

Artigos de arte também são considerados investimentos, então é imprescindível pensar em como fazer para conservar pinturas, fotografias, arranjos ou esculturas. Talvez optar por conservar telas e estátuas de materiais mais sensíveis usando estruturas em vidro, por exemplo. Fique atento! 

A peça certa no cômodo certo

escultura estátua decoração da casa

Por ser uma temática de caráter muito pessoal, não é fácil criar uma regra específica e afirmar com precisão a respeito de obras de arte que combinem mais ou menos com este ou aquele ambiente. Entretanto, alguns especialistas afirmam que há algumas preferências de peças que tendem a ficar mais harmônicas em determinados cômodos. 

Para a sala de estar, por exemplo, a arte pode estar presente em sua casa por meio da tapeçaria, podendo ser proveniente de artistas de diversos países. Quadros e pinturas de um mesmo estilo ou artista também são bem vindos, caso você seja um colecionador. 

Para os quartos, o ideal é apostar em peças (como quadros ou fotografias) que complementem e estabeleçam um diálogo harmônico com as paredes deste cômodo, trazendo mais cor e movimento. 

Para os banheiros, pense em peças cujo formato e cor combinem com as paredes e azulejos, tornando o lugar mais criativo e agradável. 

fotografia em casa

Para os corredores, o melhor é evitar peças que estejam expostas em um pedestal, como estátuas e esculturas. Por ser um lugar de grande circulação, é possível que alguém acidentalmente esbarre ou danifique a peça. O ideal para este tipo de peça são ambientes que possuem muito espaço, como jardins e quintais. 

E aí, o que achou das dicas? Tem mais alguma dica ou sugestão de como incorporar a arte na decoração de casa? Conta pra gente nos comentários. O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!