O cliente vê um imóvel que interessa, faz o contato e marca a visita. Se gostou faz a proposta e pronto: está vendido! Quem dera fosse assim tão simples. Para tudo isso acontecer são várias etapas. Mesmo uma negociação assim tão rápida tem um histórico.
Como funciona
Para oferecer um produto ou realizar a venda de um imóvel, o corretor precisa, antes de tudo, ter acesso a ele. Esse processo é chamado de angariação. Nesse sentido, o corretor angariador desempenha um papel fundamental, pois é ele quem fica responsável pelo imóvel e conhece cada detalhe. Além disso, ele se encarrega do anúncio e do agendamento das visitas. Caso o imóvel esteja desocupado, ele também responde pelas chaves, garantindo que tudo fique em ordem, como luzes apagadas, janelas trancadas e portas bem fechadas. Em resumo, ele é o verdadeiro guardião do imóvel.
Depois de anunciado, os clientes começam a fazer contato quando se identificam com as imagens anunciadas, o texto é atrativo, as características atendem às suas necessidades e o preço está dentro do seu orçamento. No entanto, nem sempre o cliente localiza sozinho esses imóveis. Geralmente, é o corretor vendedor quem identifica exatamente o que aquele cliente deseja e seleciona as melhores opções, pois se preparou para esse momento: conhece o mercado, sabe nomes de prédios e metragens. E é assim mesmo, o corretor conhece a cidade pelo nome dos condomínios.
O “Match!” perfeito
Se dá “match” entre o cliente comprador, o imóvel e as negociações, é a hora que muitas vezes os gerentes entram em ação. Ajusta daqui, conversa dali, calcula mais um pouco, sugere alternativas. Intermediar um negócio exige habilidade, calma e isenção.
Essa é uma pequena parte do trabalho, apenas uma etapa, contada resumidamente. A cadeia de serviços vai bem além. Antes ainda da construção, a fabricação dos materiais, os projetos, a execução, a decoração, passando pela documentação até chegar na parte mais burocrática, escritura, registro e impostos.
Sonhos e Expectativas
Contudo, cada venda de imóvel tem sua história que vai além da venda, pois cada negociação envolve pessoas com vivências diferentes, sonhos, expectativas, valores. O corretor precisa saber administrar tudo, além de dominar a técnica. Então, quando visitar um imóvel, lembre que antes mesmo de ligar para agendar o compromisso, o corretor estava trabalhando arduamente para lhe atender da melhor forma.
Aproveite e dê o "Match" perfeito em um imóvel da Axis 21 Agora!