Quem já passou por uma reforma ou até mesmo quis apenas dar aquele up na casa ou apartamento já sabe: não é tarefa fácil. Isto é, tempo, dinheiro e esforço são investidos para deixar o lar do jeitinho que a gente planejou.

E, mesmo assim, às vezes não fica 100% como imaginávamos. Os móveis comprados não cabem adequadamente no ambiente, ou a paleta de cores das paredes e da decoração não ficam do jeito imaginado. É pra deixar a gente - ou os profissionais como arquitetos, designers de interiores e decoradores - de cabelo em pé!

Felizmente, a tecnologia tem contribuído muito para que essas falhas sejam minimizadas.

Hoje, acertar em cheio na hora de decorar pode ser ágil, prático e caber na palma da mão! Os aplicativos para smartphone oferecem enorme variedade para que você possa se inspirar, planejar e deixar seu lar do jeitinho - e, quem sabe, até melhor - do que você sonhou!

Por isso, o blog da Axis 21 separou cinco aplicativos para você usar, abusar e tirar o seu projeto do papel com perfeição. Vamos lá!

1- Tire duas dúvidas Homestyler Interior Design

Na dúvida sobre que novo modelo de sofá escolher? Não tem certeza de onde colocar as novas poltronas? O HomeStyler Interior Design pode ser o que você precisa. A partir de um sistema de sobreposição, o aplicativo possui diversos modelos 3D de móveis para que você possa ter uma boa noção de como a mobília ficará no ambiente desejado.

Você faz o upload da imagem no aplicativo e pronto! Além disso, você pode compartilhar suas ideias de decoração na galeria do app e também ficar de olho e se inspirar no que outras pessoas estão fazendo. Pesquise, explore os portfólios e também tire suas dúvidas com os melhores profissionais da área. Você pode ter uma ideia de como o aplicativo funciona no vídeo abaixo. Confira!

https://www.youtube.com/watch?v=Ack6CN3EwDY

2- Inspire-se com o Pinterest

Ainda que não seja um aplicativo exclusivo para reformas e decorações, o Pinterest é prato cheio para quem busca ver coisas bonitas para se inspirar. Você pode procurar arte, dicas de decoração, DIY (“faça você mesmo”) e mais uma infinidade de coisas. A inteligência do aplicativo também permite que você esteja cada vez mais em contato com os temas que você tem familiaridade. É uma ótima pedida para gosta de guardar boas ideias para botar em prática no futuro.


3- Para os mais detalhistas, iHandy Level

Nós sabemos que a diferença entre uma decoração mais ou menos e uma decoração perfeita está nos detalhes. Pequenos ajustes podem fazer grande diferença na hora de uma reforma. Um exemplo disso é se certificar de que o nível e o alinhamento dos móveis está impecável. Para essas minúcias, o aplicativo iHandy Level pode ser um verdadeiro salvador. O aplicativo tem um design interessante (por mais que a tarefa de alinhar molduras na parede não peça algo assim) e é ideal para quem não quer deixar nadinha fora do lugar. Não é incrível?

4- Houzz, para se manter atualizado

O aplicativo (e também site) Houzz é ideal para quem gosta de ler e entender sobre decoração de interiores e arquitetura. Com conteúdo que vai desde o mais básico até o mais avançado e profissional, você terá acesso a uma seleção de posts que irão te ajudar com todos os detalhes para deixar sua casa em perfeita harmonia estética. Vale a pena conferir!

5- Acerte na paleta de cores com o Colorsnap

Você comprou móveis novos para seu quarto, mas também sente que precisa mudar a cor das paredes. O processo mais comum é o de ir até a loja de tintas e ficar horas e horas debruçado sobre as cartelas de paleta de cores para tentar encontrar algo que combine. O que fazer? Fugir do óbvio e utilizar a tecnologia a seu favor.

O aplicativo Colorsnap funciona da seguinte forma: você mira sua câmera e tira uma foto do ambiente. Automaticamente, o sistema te dá diversas opções de cores e tonalidades que deixarão o ambiente o mais bonito possível. E o melhor: você pode testar na hora que cor fica perfeita e de acordo com o que você visualiza. Dá uma olhada no vídeo abaixo e não deixe de fazer um teste!

https://www.youtube.com/watch?v=BG5QxMLtPaM

Gostou da lista? Conhece algum outro aplicativo que pode fazer a diferença na hora de decorar ou reformar seu imóvel? Não deixe de comentar. O blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com diversas novidades. Até a próxima!