Um dos maiores desafios de quem adquire um imóvel é transformar uma simples casa ou apartamento em um lar. Afinal de contas, o lar é parte essencial de nossas histórias. É um local pelo qual temos constante carinho, respeito e cuidado. 

Pensar na mobília e decoração é uma das melhores maneiras de transformar um imóvel em um lar. Escolher as peças que irão compor cada um dos ambientes é essencial para garantir que seu espaço possua personalidade única. 

Por isso, para a coluna Axis Indica de hoje, convidamos alguém que entende do assunto melhor que ninguém! 

Estamos falando da Ingrid Moskalewski, gerente da loja Artefacto Curitiba. No nosso papo, discutimos a nova coleção da marca, além de decoração e mercado imobiliário. Confira! 


​1) A nova coleção está inspirada em memória afetiva, sustentabilidade e manufatura. Qual o propósito desta nova coleção?

A nova coleção foi pensada para ter um caráter atemporal sem perder referências afetivas e sensoriais. Desenvolvida pela consultoria criativa da arquiteta Patrícia Anastasiadis​,​ ela resgata materiais como granilite, madeiras claras, mármores em cortes orgânicos e precisos​,​ além de um design atemporal e leve para a coleção que conversa com peças já desenvolvidas por ela nos últimos 3 anos.  

2) Sabemos que a criação foi norteada por 3 diferentes moods. Pode nos contar um pouquinho sobre eles e as principais tendências apresentadas:

​São eles:​ 

  • ​Soft Fiction: superfícies matizadas, sem brilho, com toques aveludados e suaves texturas de materiais naturais, este mood apresenta a suave sensação do tato​:​  
  • Cotto: cores terrosas presente nos tecidos, couros, camurças que tem inspiração na terra cota queimada e rochas, apresentando visual naturalmente colorido e texturas naturais.
  • Cut Peaces: Peças cortadas, com desenhos orgânicos que se encaixam com precisa composição respeitando o design puro de cada peça. Sofás, mesas de centro, bancos são harmonizados pela linha orgânica.​

3) Quais as principais tendências da próxima coleção?

Segredo para 2020​.  

4) Mercado atual de decoração, muitas novidades e novas preocupações. Pode falar um pouco sobre isso?

Nossos clientes estão em busca de expressar seu estilo de vida na decoração com espaços cada vez mais práticos, funcionais e despretensiosos. Mas, que atendam às exigências de conforto e qualidade, incluindo tecnologias embarcadas nas peças. Um móvel de bar com gavetas refrigeradas, um criado mudo com luz de sensor e carregadores de celulares são exemplos desta praticidade. As preocupações estão muito além do design.

5) Quais as suas dicas de decoração para quem está comprando ou vendendo um imóvel de alto luxo?

Contar com assessoria especializada na hora de desenvolver o projeto pode evitar muitos erros. Desde um bom corretor, passando pelo arquiteto fará o consumidor escolher sempre melhor, além de aproximar a expectativa do resultado final. Quanto à decoração, ela deve ser pensada para durar, mesmo que tenha pontos marcantes. Deve ter perenidade e atemporalidade que é característico de produtos que nunca saem de moda. 

E aí, o que achou do nosso papo? Não deixe de contar pra gente nos comentários! O Blog da Axis é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!