Curitiba possui tantos bairros com diferenciais interessantes, que escolher uma região da cidade para morar se torna um verdadeiro desafio. Por isso, iniciamos a série de posts Bairros de Curitiba, com o intuito de te ajudar a conhecer a cidade e decidir qual bairro mais combina com você.
Agora, você irá descobrir um bairro que pode ser resumido em duas palavras: beleza e tradição. Pronto para conhecer Santa Felicidade? Então vamos lá!
Santa Felicidade: história e fatos interessantes
O bairro de Santa Felicidade começou a ser ocupado por volta de 1870 e, no começo do século seguinte, mais de 200 famílias já moravam nessa região.
Curiosamente, o bairro mais italiano de Curitiba tem esse nome em homenagem a uma portuguesa! Dona Felicidade Borges foi dona de terras, e doou boa parte de suas riquezas para os imigrantes italianos (em geral vindos de Veneto e Trento) no século XIX.
Outro fato importante é que a região foi um dos caminhos das tropas de bandeirantes paulistas. Estes paravam em Santa Felicidade por alguns dias em busca de descanso e alimentação.
Por isso, os primeiros moradores começaram a se dedicar à criação de hortas, além da produção de queijos e vinhos. Não é à toa que Santa Felicidade é atualmente reconhecida como um pólo gastronômico curitibano.
Santa Felicidade: opções de lazer e facilidades
O bairro é parada obrigatória para turistas. Para quem aprecia um ar europeu, colonial e tradicional, morar em Santa Felicidade certamente será a melhor escolha.
Nas principais e mais tradicionais ruas (como a Avenida Vereador Toaldo Túlio, a Avenida Manoel Ribas e a Via Vêneto) encontramos inúmeras opções de restaurantes, vinícolas, lojas de artesanato e construções do período colonial.
Algumas sugestões são o Restaurante Madalosso (o maior restaurante da América Latina) e a tradicional Casa dos Arcos. As festas típicas também são frequentes. Um exemplo é a famosa Festa da Polenta e do Frango, que acontece no Bosque São Cristóvão.
Apesar do ar tradicional, o bairro também possui diversas escolas, farmácias, panificadoras, academias e supermercados. Além de encantador, o bairro também é completo!
Santa Felicidade: seleção de imóveis
Hoje em dia, Santa Felicidade é um dos bairros mais buscados para se viver em Curitiba, principalmente pela vasta opção de casas em condomínios, o que traz liberdade, segurança e qualidade de vida. Por isso, não poderíamos encerrar esse post sem separar alguns imóveis encantadores para quem deseja morar lá. Confira aqui e se encante!
1. A casa dos sonhos existe e está localizada em Santa Felicidade, no condomínio Camino Real. Com 2 pavimentos de amplos espaços, a residência que dispõe de 531m² privativos, 4 quartos e 6 suítes, também conta com preparo para geração de energia fotovoltaica, aquecimento solar, jardim, esquadrias integradas com veneziana elétrica (com controle remoto) nos dormitórios, escada em mármore/granito, área externa com amplo quintal e piscina aquecida, poço semiartesiano, piso aquecido nos quartos e ainda mais atributos. A previsão de finalização é setembro de 2023, mas você já pode garantir esse paraíso. Saiba mais detalhes e surpreenda-se.
2) Com 623m² de área privativa, essa maravilhosa casa em condomínio fechado em Santa Felicidade, próximo à Escola Internacional, pode ser sua! Ambientes amplos e com bastante luz natural, projeto moderno, materiais de acabamento refinado e descolado, como cimento queimado e pétit pavê. Terreno amplo e prefeito para uma piscina. Agende uma visita com um corretor Axis 21.
3) O céu parece mais estrelado em um terraço como esse! Que privilégio poder apreciar as estrelas ou tomar um chá enquanto o sol se põe. Uma casa simplesmente espetacular. No primeiro piso ambientes todos integrados que levam a uma deliciosa piscina com vista para o bosque. Muita privacidade e conforto. No piso superior 4 suítes, sendo a máster com uma sacada com vista também para o bosque. No Green Village, com aquela área de lazer que você já sabe, é demais!
E aí, pronto para morar em Santa Felicidade?
O blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!