projeções mercado imobiliário 2021 comprar imóveis alto padrão curitiba

Com a chegada do ano novo, diversos especialistas começam a divulgar suas projeções para os diversos setores da economia no Brasil e no mundo, especialmente para o mercado imobiliário. Felizmente, grande parte dos mercados está mais otimista em relação a um cenário econômico pós-pandemia.

Da mesma forma, esse otimismo não é uma exceção no mercado imobiliário, onde as primeiras projeções para 2021 já começam a ser noticiadas. Por isso, confira mais detalhes a seguir!

2020 e o mercado imobiliário 

O setor imobiliário enfrentou uma queda de 2,5% no Produto Interno Bruto em 2020, segundo dados do Sinduscon, o Sindicato da Indústria e Construção. A principal causa foi a brusca redução nas atividades comerciais devido à pandemia do coronavírus.

Essa instabilidade reduziu o número de vendas, especialmente nos primeiros meses da pandemia, e gerou uma sensação de incerteza entre os compradores. Muitas pessoas adiaram o sonho de adquirir um novo imóvel, e investidores postergaram aplicações que, em condições normais, teriam sido realizadas.

No entanto, a insegurança inicial deu lugar a uma certeza que especialistas apontam há tempos: durante crises, investir em ativos imobiliários se mostra uma alternativa lucrativa e inteligente.

Com isso, o setor imobiliário apresentou crescimento no segundo semestre, e as projeções indicam que 2021 promete ser ainda mais promissor.


2021: crescimento e otimismo no setor imobiliário 

A instabilidade de 2020 não impediu que 2021 se mostre promissor, com isso, há fortes chances de retomada do crescimento ensaiado antes da pandemia. De acordo com as projeções, o PIB do setor deve crescer 3,8%.

Entre os fatores que explicam essa expectativa, estão as sucessivas quedas na Selic, que facilitaram e tornaram mais atrativa a aquisição de imóveis. Consequentemente, esse cenário é especialmente favorável para quem deseja comprar para morar. Com a redução da taxa básica de juros, as taxas de financiamento também caíram, beneficiando diretamente esses compradores.

Além disso, a Selic em baixa trouxe vantagens para investidores. Com os resultados insatisfatórios em renda fixa ou ações, o mercado imobiliário se destacou como uma alternativa mais segura e atrativa.

Dessa forma, com a retomada de um cenário econômico mais aquecido, os imóveis de diversas finalidades tendem a se valorizar ao longo de 2021. Portanto, quem deseja adquirir um imóvel para morar ou investir encontra agora o momento ideal para agir!

O Blog da Axis 21 Imóveis é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!